5 Ferramentas free de desenvolvimento para aumentar sua produtividade no dia a dia

Vitor Ribeiro
4 min readAug 30, 2022

--

Buenas!!
Um tempo sem escrever, mas estamos de volta.

Para retomar fiquei pensando em coisas no meu dia a dia que eu gostaria de compartilhar, logo lembrei que esse ano de 2022 fui apresentado para uma ferramenta, que devo admitir que fiquei apaixonado. Com isso, vim compartilhar algumas ferramentas que uso no meu dia a dia e que me ajudam muito.

Maaaaaaaaaaaaaass, mesmo amando essas ferramentas, na minha opinião, se você ainda está no começo de carreira é melhor ir ainda pela linha de comando e entender o que de fato você está fazendo, já que muitas vezes elas abstraem esses comandos através de interfaces gráficas.

1 — Lens

Essa é facilmente minha melhor descoberta de ferramenta dos últimos tempos e por ela que estou apaixonado, o Lens nada mais é do que uma IDE do Kubernetes. Por muito tempo, sempre quando precisava fazer algum comando, eu tinha que acessar a doc do Kub e ver como era a sintaxe e digitar o comando no terminal, agora já não faço mais isso e ganhei minutos preciosos.

Através dela você consegue ver log dos seus pods, configurar o HPA, alterar/criar secrets em questão de segundos sem precisar lembrar a todo momento dos comandos do kube.

Download

2 — Postman

Provavelmente a que já uso a mais tempo, o Postman é usado para criar/executar requisições REST, gerar testes de API, fazer Mock de servidor e por ai vai.
Uma curiosidade que notei, é que existem diversas pessoas que usam o Postman apenas para fazer requisições (eu por muito tempo fiz isso), porém a funcionalidade de criar testes de API e conseguir integrar isso na sua CI é incrível e ajuda muito a evoluir a qualidade da sua aplicação.

Ela também funciona no esquema de freemium, essas funcionalidades que citei acima todas são disponíveis já na versão gratuita, grande parte das features que são pagas estão relacionadas a compartilhar coleções de requisições com colegas da mesma equipe.

Download

3 — Dbeaver

Dbeaver — O Dbeaver é um database management gratuito e que te possibilita se conectar com diversos tipos de bancos de dados, e é exatamente isso que mais me agrada nele, posso ter em um único lugar conexões de um Postgress, SQL Server e Oracle e trocar entre elas rapidamente.

Em alguns pontos para análise mais complexas de query e até mesmo ver procedures ele é pouco intuitivo, mas no geral me atende muito bem no dia a dia.

Download

4 — GitKraken

Devo admitir que até hoje o git é algo que amo fazer por linha de comando, mas por um tempo cheguei a testar diversas IDE’s e a que mais achei intuitiva e agradável foi o GitKraken.

Hoje ela funciona no sistema freemium, algumas funcionalidades ela libera para todos, enquanto outras só na versão paga. Uma das funcionalidades que só funcionam na versão paga por exemplo, é abrir e manipular repositórios privados.

Download

5 — IDE’s da JetBrains

Já tendo trabalhado com diversas linguagens (C#, Kotlin, Go, Python, Node) devo admitir que as IDE’s da Jetbrains sempre me facilitaram a vida, e das principais linguagens eles sempre possuem alguma IDE específica.

Atalhos e debbuger, são duas das características que me encantam nas ferramentas da Jetbrains, a possibilidade de você entrar no fluxo de uma lib terceira e conseguir debbugar esse código já me salvou algumas vezes. Os atalhos, geralmente são bem parecidos entre uma e outra, facilitando a migração entre elas.

A desvantagem é o custo dela, tirando o Pycharm e o Intellij, as outras você irá precisar de uma licença para usar. Como uma opção secundária sempre recomendo o VS Code, já que o mesmo permite o usuário fazer o que desejar através das suas diversas extensões.

--

--

Vitor Ribeiro

Hi! My name is Vitor Ribeiro and i'm software developer for 7 year! Love playing games, talking about code e share experience